Fale conoscoFacebook

Miriam E. Bullen C.

“Sou panamenha, egressa da Faculdade de Odontologia de Bauru. Uma vez finalizado meu curso de graduação (1983), voltei ao meu país para cumprir com o requisito obrigatório no internato em áreas de saúde pública que o Panamá exige a todos os profissionais da saúde, mas sempre abraçando o sonho de voltar para Bauru e fazer a pós-graduação, pelo que vi e respirei ao meu redor na qualidade dos recursos humanos que formavam as equipes de trabalho e a produção científica dessa escola. Assim, comecei minha pós-graduação em 1986, ao nível de mestrado, na área da Dentística da Faculdade de Odontologia de Bauru, e terminei em 1990 com a titulação de Doutora em Dentística. De imediato, retornei ao meu país e consegui me vincular por contratação de minha especialidade já como coordenadora, pelos títulos acadêmicos na área específica e porque aposentou o professo da área. Isso me proporcionou a grande oportunidade de tomar o controle dos programas da matéria com toda a segurança e confiança que minha preparação em Bauru me concedeu. Não foi fácil, mas os fundamentos aprendidos durante meu curso de pós-graduação contribuíram enormemente para poder manejar todas as situações acadêmicas de resistência que encontrei no caminho para as mudanças conceituais, com muita propriedade e conhecimento… Mostrando a literatura, assinalando a necessidade de continuar por um caminho de criação de conhecimento através da pesquisa e divulgação, para elevar o nível de ensino superior da odontologia panamenha. Finalmente houve concurso em 1993 e consegui ficar no sistema como professora regular e coordenadora por concurso da disciplina. Uma vez mais, a bagagem que trazia me deu os elementos para poder sair vitoriosa desse concurso.

Além disso, outro aspecto importante que marcou muito meu estilo foi o rigor na nossa formação para apresentações de aulas ou palestras, na qualidade de material e técnicas didáticas que devem ser utilizadas nas apresentações de aulas ou palestras, na qualidade de material e técnicas didáticas que devem ser utilizadas nas apresentações audiovisuais. Foi um complemento delicioso entre “forma e conteúdo” que nos ensinaram o que deve ser feito ao se dirigir ao público. Minha formação de pós-graduação também tem me permitido ser a editora da única revista científica de odontologia no nosso país até este momento, conseguindo atingir padrões que cumprem com as nomas internacionais gerais para publicação de revistas e assim obter registro ISSN.

Por outro lado, depois de 16 aos de carreira docente, tenho podido levantar exitosamente a Direção do Departamento de Restauradora Dental de minha faculdade e hoje, por todo o esforço e trabalho gradual realizado, graças a minha formação de pós-graduação, sou a vice-decana da faculdade até o ano 2010.”

Profa. Dra. Miriam E. Bullen C.
Panamá