Linha: Telessaúde e abordagens inovadoras em Processos e Distúrbios da Comunicação

Descrição:

Os projetos desta linha incluem a aplicação de estudos e métodos científicos para analisar, propor e avaliar diferentes recursos e ferramentas educativas e tecnológicas, com abordagens inovadoras para o ensino e cuidado em Fonoaudiologia, promoção de saúde e bem-estar, prevenção de doenças, gerenciamento de serviços de saúde e a educação ao paciente e ao profissional, dentre outras, tanto na modalidade presencial como na existência de elementos de distância espacial e/ou temporal. Neste sentido, os projetos incluem a investigação e prestação de serviços para a realização de ações em saúde e educação na área de distúrbios da comunicação humana, assim como para a formação e educação continuada de profissionais de saúde e educação em saúde para os indivíduos e suas comunidades.

Conheça as docentes desta linha e seus projetos

 

  • ABORDAGENS INOVADORAS NO CUIDADO EM SAÚDE

Descrição:

O projeto dedica-se à aplicação de métodos científicos para propor e avaliar abordagens inovadoras que incluem tecnologias duras (ex: equipamentos, instrumentos), leve-duras (ex: saberes estruturados) e leves (ex: relações de trabalho e processos de cuidado) voltadas para a promoção, preservação, monitoramento, recuperação e melhoria dos processos de comunicação humana.  O projeto inclui, sem limitar-se, o uso de tecnologia de informação e comunicação para o fornecimento de cuidados fonoaudiológicos presencialmente ou com elementos de distância. Destaca-se, nas tecnologias leves, a utilização do cuidado centrado na pessoa e de modelos de origem psicológica que investigam a prontidão do indivíduo nos tratamentos de saúde permitindo a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e comportamentais da clientela atendida. Espera-se obter como resultado a criação de novos ou aprimorados produtos ou melhoria na eficiência de processos fonoaudiológicos.

Docentes participantes: Dagma Venturini Marques Abramides, Dionisia Aparecida Cusin Lamonica, Giedre Berretin, Kátia de Freitas Alvarenga, Kelly Cristina Alves Silverio, Lilian Cassia Bornia Jacob Corteletti, Orozimbo Alves Costa Filho, Simone Aparecida Lopes Herrera

Responsável pelo projeto: DEBORAH VIVIANE FERRARI

http://lattes.cnpq.br/1101306728305423
https://orcid.org/0000-0002-6582-2115

 

 

  • BEM-ESTAR E PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE

 Descrição:

Como objetivo geral, o projeto visa investigar e estabelecer indicadores de bem-estar e comportamentos mais habilidosos nos vários contextos do indivíduo. Nesta direção, a investigação também aborda os recursos e ferramentas educativos e tecnológicos mediadores e facilitadores do aprimoramento de tal repertório. Como resultado espera-se obter novos ou aprimorados produtos ou melhoria na: (i) formação profissional do fonoaudiólogo, ou de áreas afins, que deverá contemplar o desenvolvimento de competências interpessoais, que incluiriam a interação e habilidade social, cooperação e trabalho em equipe; (ii) compreensão de processos que fortalecem os indivíduos diante de adversidades e identificação nas instituições sociais de fatores que contribuem com tais processos e (iii) implementação de medidas preventivas institucionais e práticas sociais que contribuem para o fortalecimento individual e coletivo com desdobramentos para as políticas institucionais.

Docentes participantes: Deborah Viviane Ferrari, Wanderléia Quinhoneiro Blasca

 Responsável pelo projeto:   DAGMA VENTURINI MARQUES ABRAMIDES

http://lattes.cnpq.br/1234135761358007
https://orcid.org/0000-0002-2447-3860

http://lattes.cnpq.br/1906160784953373
https://orcid.org/0000-0002-2634-0607