Fale conoscoFacebook

Laboratórios

Laboratório de Radiologia e Estomatologia está equipado com aparelhos para radiologia digital: um tomógrafo iCat , 2 aparelhos VistaScan intraoral, 1 panorâmico/tele digital Kodak, um tomógrafo Accuitomo 170 . O Laboratório de Interpretação de Imagens Digitais possui 3 workstations e 2 monitores para imagens médicas, e programas específicos para analises de imagens volumétrica.

 

Laboratório de Patologia conta com: 2 Fotomicroscópios Axioskop 2 Plus (Zeiss) sendo  os dois com câmera digital de  alta resolução Axiocam (Zeiss) acoplados a microcomputadores Pentium IV Intel contendo um software para aquisição e análise de imagens Axiovision 4.9 Zeiss utilizados para ensino e pesquisa, 1 Microcomputador Pentium contendo software para arquivamento de laudos anátomo-patológicos, 5 Microscópios ópticos binoculares Olympus, 1 Microscópio óptico Leica com componente central para multiobservação com saídas laterais direita e esquerda para 4 observadores utilizados pelos pós-graduandos e professores para ensino e pesquisa da patologia geral e bucal, 1 Microscópio de fluorescência AXIOSTAR HBO Plus 50/AC plus, com câmera digital de alta resolução, marca Zeiss, 1 Lavadora automática de placas, marca Synergy, 2 micrótomod leica modelos rm 2165 e km 2045, 1 aparelho histotécnico modelo leica tp 1010, 1 inclusor de parafina mc 2702a, 2 banhos maria marca ancap, utilizados para a inclusão em parafina e obtenção de cortes histológicos da rotina histopatológica e imunoistoquímica. Em 2013, foram adquiridos para o laboratório didático da Patologia e Histologia, utilizados pelos graduandos e pós-graduandos, 50 microscópios biológicos Primo Star equipado com campo claro, com iluminação por Led, com objetivas de 4X, 10X, 40X e 100X, imersão a óleo e oculares da marca Carl Zeiss, Alemanha. Além disso, estão instalados também neste laboratório, 1 microscópio  óptico Zeiss acoplado a uma câmera de vídeo e um projetor multimídia.

 

O Centro Integrado de Pesquisa I (CIP I) é um centro multidisciplinar que oferece infraestrutura de laboratórios e equipamentos a pesquisadores e pós-graduandos de todos os departamentos da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo (FOB-USP), além de atender pessoal externo quando solicitado e justificado. Contamos com 3 funcionários coordenados por um docente da graduação/pós-graduação responsável e um suplente. Atualmente, a área total do CIP I é de 223m2, contando com um gerador de energia próprio. O CIP I conta com setores/serviços dividos em 5 principais laboratórios: 1) Laboratório de Cultura de Células; 2) Laboratório de Preparo de materiais e soluções; 3) Laboratório de Ensaios Mecânicos; 4) Laboratório de Materiais Odontológicos; 5) Laboratório de Microscopia. Todos os laboratórios estão equipados de maneira a proporcionar o adequado trabalho dos usuários: alunos (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e pesquisadores/professores. Os 3 técnicos e também o coordenador prestam serviço de orientação aos usuários, como apoio técnico e discussão de metodologias, quando necessário. No ano de 2016 foram cadastrados aproximadamente 80 usuários no CIP, entre alunos de IC, MS, D e PD.

Além disso, o CIP iniciou uma ampliação (CIP II) e sua área instalada aumentará para mais de 500 m2, com mais de 20 salas de laboratório e apoio. A previsão de conclusão dessa obra é para outubro de 2017.

Maiores detalhes sobre o CIP I, bem como regras de uso, equipamentos disponíveis, solicitação de serviços e formulários, entre outros, podem ser encontrados no link do site: http://web.fob.usp.br/cip/

 

Laboratório de Bioquímica possui todos os equipamentos necessários para pesquisas na área de Cariologia, incluindo análises de fluoreto com eletrodo em posição normal (método direto, após difusão facilitada por hexametildisiloxano) e na posição invertida, microdureza, perfilometria, microrradiografia transversal (TMR) e boca artificial para simulação de desafios cariogênicos e erosivos. O laboratório também foi equipado para atender pesquisas na área de identificação e caracterização de proteínas por meio das ferramentas de proteômica (espectrômetro de massas nLC-ESI-MS/MS), western blot e zimografia. Possui ainda equipamentos básicos para cultivo celular.

Laboratório de Anatomia possui equipamentos e instrumentais que possibilitam a realização de pesquisas nas áreas de cirurgia experimental, histoenzimologia além da chamada gross anatomy. Além disso, conta com moderno equipamento para a realização de morfometrias em secções histológicas tão importantes no campo da morfologia. Adquirida a mesa digital para estudos em anatomia ANATOMAGE (2015/2016). (http://www.anatomage.com/table/)

Laboratórios de Farmacologia, Fisiologia e Genética contém um consultório odontológico completo organizado como um mini-centro cirúrgico. Além disso, conta com equipamentos de biologia molecular tais como VIIA 7 (PCR em tempo real) que possui blocos para placas de 96 e 384 poços e também filtros para todos os fluoróforos (VIC, FAM, TAMRA, NED e ROX), sequenciador de DNA (plataforma 3130xl, Applied Biosystems) que possui 16 capilares o que confere agilidade na aquisição dos resultados, cromatógrafo líquido de alto desempenho que permite a identificação e quantificação de fármacos e peptídeos em inúmeros tipos de amostras e a plataforma automatizada para extração de ácido nucleicos. Ademais, apresenta um analisador termossensorial, microfilamentos de vonfrey, algômetro de pressão para avaliação do perfil somatossensorial e do sistema inibitório descendente da dor em pacientes com dores crônicas orofaciais.

Laboratórios da Disciplina de Histologia: a Disciplina de Histologia tem suas atividades de pesquisa estruturada em laboratórios inter-relacionados: (1) Processamento Histológico – equipado para processamento histológico convencional para microscopia óptica e pré-processamento para microscopia eletrônica; (2) Laboratório de Morfometria – equipado com sistemas para análise morfométrica e estereológica tradicional e digital; (3) Laboratório de Imunohistoquímica – para a realização de imunomarcações por métodos imunoihistoquímicos ou de imuno-fluorescência; (4) Laboratório de Biologia Molecular –  equipado para o processamento de amostras (Precellys, GentleMacs, Bioanalyzer), extração de ácidos nucleicos (Qiacube) e desenvolvimento de técnicas de biologia molecular, como genotipagem e expressão gênica (RealTimePCR), e análise proteica tradicional (Western blotting) e multipla (Luminex); (5) Laboratório de Citometria de Fluxo  –  equipado com contador automático de células Countess, e Citômetro de Fluxo BD FACSAria™ Fusion, que possui 4 lasers (Azul 488ηm, Vermelho 640ηm, Violeta 405ηm e Near UV 375ηm) (5B/2R/3NUV) com capacidade para análise simultânea de até 12 parâmetros (10 cores, FSC e SSC) e separação de até 4 populações celulares(Equipamento Multiusuário FAPESP Proc. 2015/12894-1) .

Laboratório de Imunologia e Microbiologia (LIM) encontra-se totalmente equipado para realizar análises microbiológicas. Conta com um banco de microrganismos que inclui patógenos de humanos que estão relacionados com as várias doenças infecciosas que apresentam manifestações na cavidade bucal. O LIM também possui equipamentos necessários para realizar o isolamento de leucócitos sangüíneos e de lesões, para a cultura de células, dosagem de citocinas por ELISA,  imunomarcação e citometria de fluxo, possibilitando o estabelecimento de diferentes linhas de pesquisa na área de Imunologia e Microbiologia. Conta ainda com equipamentos necessários para o processamento histológico e para a captura e análise de imagens. .

 

LABORATÓRIO DE PRÓTESE

Os laboratórios do Departamento de Prótese contam com:

  • >  Sistema de determinação de Testes Quantitativos Sensoriais (QST) eletrônico SENSEBOX, da SOMEDIC, incluindo algometria e Von Frey digital
  • > Sistema de medição de tensões por extensometria linear elétrica (strain gauges) National Instruments.
  • >  Rugosímetro, Marca: Mitutoyo, Mod. SURFTEST SJ-301 MM P/120. Descrição: Rugosímetro portátil à prova de poeira, com painel de operação sensível ao toque e impressora integrada. Uma grande tela LCD torna fácil a leitura do resultado de medições e as análises gráficas; A impressora térmica imprime com alta definição e velocidade. Projetado para melhorar a funcionabilidade – teclas grandes são usadas para operações de medição, enquanto o painel LCD operado por toque (caneta especial incluída) é usado para ajustar as várias condições de medição. Cinco diferentes condições de medição podem ser armazenadas no SJ-301. Os dados da medição podem ser transferidos para um computador externo ou armazenados imediatamente e depois avaliados e/ou impressos. Atende às normas internacionais DIN, ISO, ANSI e JIS. Um cartão de memória opcional está disponível para armazenar até 20 conjuntos de condições de medição e dados estatísticos de medição.
  • >  Mesa com coluna, Marca: Mitutoyo, mod. P/ SJ-201-301. Descrição: Combinada ao adaptador para base mangnética reduz o “set up” para verificação de rugosidade em peças complexas, eliminando o improviso, facilitando o acesso às superfícies a serem verificadas.
  • >  Adaptador para Base Magnética, marca: Mitutoyo, mod. SJ-201/SJ-301
  • >  Durômetro, marca: Woltest, mod. Shore A Digital GDS-709. Descrição: Executa ensaios de dureza em borrachas. A faixa de ensaio está compreendida entre 0-100 Shore, com tolerância de ± 1%, seguindo o sistema Shore, segundo as normas DIN 53505 E ASTM D2240/75.
  • >  Suporte Shore, marca: Woltest, mod. SD 300 com timer. Descrição: O Suporte SD 400 sem timer é ideal para medições em série, o que lhe garante uma perfeita uniformidade nos ensaios. Desenvolvido para adaptar todos os tipos de Shore, de todas as marcas.
  • >  Microscópio Eletrônico de Varredura PSEM/Express
  • >  Microdurômetro Digital (Micromet 6030)
  • >  Sistema para Microradiografia Transversal (TMR)
  • >  Viia 7 – Applied Biosystems – reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real
  • >  Espectrômetro de Massas Xevo® G2 Q-TOF, MicroCT
  • >  Instron Electropuls E3000 Linear Torsion system
  • >  Laser de baixa intensidade (TheraLase, DMC, São Carlos, Brasil)
  • >  Laser de baixa intensidade (Therapy XT, DMC, São Carlos Brasil)

 

 

Clínica de Ortodontia  com 24 equipos completos para o atendimento clínico de pacientes e desenvolvimento de pesquisa.  Laboratório:  contendo tanque térmico com capacidade para imersão de 10 typodont;  três recortadores de gesso;  50 equipos de bancada para alta e baixa rotação com seringa tríplice, dois tornos de bancada, um plastificador a vácuo, duas panelas para polimerização , uma estufa, 25 negatoscópios, um projetor multimídia, uma tela para projeção, duas lousas. Sala de informática: dois computadores; dois escaneres de modelos;  uma mesa digitalizadora, 3- Shape Ortho Analyzer Programas (Dolphin Imaging, Nemotec  Dental Studio, programa dentofacial planner, programa eVol Dx);  Arquivo:  arquivo com a documentação de cerca de 4.000 pacientes ortodônticos tratados, que são utilizados em diversas pesquisas clínicas. Há também o Centro de Crescimento de Bauru, com documentações de crianças seguidas longitudinalmente desde os 3 até os 18 anos de idade, que são utilizadas como grupo controle em trabalhos investigativos dos efeitos dos aparelhos ortodônticos.

 

Clínica de Odontopediatria e Clínica de Bebês: A Clinica de Bebês da Odontopediatria conta com 5 macris, 5 equipos móveis, 1 escovódromo e 1 aparelho de raio X. Esta clínica oferece à comunidade atendimento odontológico especializado. Dentre os atendimentos realizados, destaca-se o atendimento preventivo e educativo para as mães e para bebês, e o curativo para bebês com cárie, sendo o último muito procurado pela população em razão da escassez deste tipo de atendimento no setor público e privado. Além dos atendimentos na Clínica de Bebês, a Disciplina de Odontopediatria disponibiliza, na Clínica de Odontopediatria, atendimento odontológico preventivo e restaurador para crianças a partir de 36 meses de idade, sendo realizado aproximadamente 1.500 atendimentos ao ano. Os casos clínicos de maior complexidade são documentados para interesse didático e posterior publicação em periódicos de alto fator de impacto. A partir de 2014, as clínicas utilizam odontologia ultrassônica (CVDentus), equipamento de diagnóstico de cárie (Evince), microscópio cirúrgico e aparelhos de laser de baixa intensidade (equipamentos adquiridos por meio de Projetos FAPESP). Das atividades clínicas participam alunos de Graduação e de Pós-Graduação, sendo sempre sob a supervisão dos docentes da disciplina de Odontopediatria.