Linha: Processos e Distúrbios da Audição

Estudo da audição e dos pressupostos teórico-práticos que embasam as ações preventivas relacionadas à saúde auditiva, bem como aqueles envolvidos na avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica dos distúrbios da audição e equilíbrio. Os domínios de investigação científica abrangem, ainda, os processos em torno da identificação precoce das deficiências auditivas, da intervenção clínica e educacional na deficiência auditiva nas diferentes faixas etárias, viabilizando o estudo e a utilização de tecnologias avançadas como aparelhos de amplificação sonora individuais, sistemas de frequência modulada, implantes cocleares e outras tecnologias implantáveis. Adicionalmente, pesquisas são voltadas ao desenvolvimento de protocolos com o objetivo de contribuir no aprimoramento da prevenção, do diagnóstico e da intervenção das deficiências auditivas. E ainda, alinhada à convergência das pesquisas internacionais os estudos sobre plasticidade neuronal auditiva tem sido um diferencial da linha de pesquisa Processos e Distúrbios da Audição, possibilitando avanços baseados em evidências científicas nacionais na intervenção da deficiência auditiva, tanto para a nova geração de bebês como para a crescente população de idosos.

A linha de pesquisa Processos e Distúrbios da Audição oferece amplas possibilidades de preparação profissional acadêmica, inseridas em um rico ambiente acadêmico e científico, provido por um programa ativo de serviço público clínico de extensão e de investigação, que possibilita vivenciar e refletir sobre as políticas públicas voltadas à saúde auditiva. Os alunos são inseridos de forma abrangente nos métodos e procedimentos clínicos em todo o âmbito da prática em audiologia junto aos docentes do Programa, prática contextualizada nas bases científicas da qual as abordagens clínicas são derivadas.

Conheça as docentes desta linha e seus projetos

  • DISPOSITIVOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL EM CASOS ESPECIAIS

Descrição
Estudar o processo de seleção, verificação e adaptação de dispositivos de amplificação sonora individual em casos especiais como perda auditiva unilateral, perda auditiva em alta frequência, malformação de orelha e perdas auditivas associadas ao zumbido, por meio de protocolos específicos, favorecendo assim, a satisfação e a qualidade de vida do indivíduo.

Docentes participantes: Kátia de Freitas Alvarenga e Regina Tangerino de Souza Jacob

Responsável: MARIA FERNANDA CAPOANI GARCIA MONDELLI 

http://lattes.cnpq.br/3965062448855580
https://orcid.org/0000-0001-7572-209X

 

  • HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO AUDITIVA

Descrição:

As pesquisas deste projeto propõem o estudo do desenvolvimento das habilidades auditivas por meio do uso de dispositivos eletrônicos aplicados às deficiências auditivas, o estudo da percepção auditiva da fala, da aquisição da linguagem oral de crianças com deficiência auditiva, de orientação e aconselhamento familiar na deficiência auditiva e estudos de protocolos de avaliação e mensuração de medidas funcionais. Este campo de estudos é promissor para a realização de investigação científica que permite o desenvolvimento de diretrizes e recomendações para o atendimento da pessoa com deficiência auditiva, e o delineamento de outras necessidades de investigação científica a partir de evidências. Atualmente, no Brasil, a habilitação e a reabilitação auditivas são conduzidas, em especial, pela abordagem aurioral. Nesta abordagem uma das principais premissas é o uso de tecnologias voltadas às deficiências auditivas. Destacam-se entre elas, o uso dos aparelhos de amplificação sonora individuais e dos implantes cocleares.

Docentes participantes: Regina Tangerino de Souza Jacob

Responsável pelo projeto: ADRIANE LIMA MORTARI MORET

http://lattes.cnpq.br/1354208872505523
https://orcid.org/0000-0002-1776-9209

 

  • NEUROAUDIOLOGIA E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS DE TECNOLOGIA AVANÇADA APLICADOS A DEFICIÊNCIA AUDITIVA

 Descrição:

O objetivo deste projeto é o de produzir conhecimento científico voltado ao implante coclear, com a análise do impacto na percepção da fala e habilidades comunicativas do indivíduo com deficiência auditiva neurossensorial severa e profunda, assim como, em casos difíceis, por meio de procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos. Os resultados obtidos fornecerão subsídios para a definição dos critérios de indicação, procedimentos cirúrgicos e acompanhamento, incluindo o implante coclear bilateral. Adicionalmente, os estudos visam aprimorar os processos de seleção, indicação e adaptação dos dispositivos eletrônicos de amplificação sonora e equipamentos auxiliares de audição nas perdas auditivas. Analisar aspectos da verificação da adaptação e a satisfação do usuário, pois o bom êxito neste processo reflete na qualidade de vida do indivíduo.

Docentes participantes: Adriane Lima Mortari Moret, Deborah Viviane Ferrari, Lilian Cássia Bornia Jacob Corteletti, Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli, Orozimbo Alves Costa Filho, Wanderléia Quinhoneiro Blasc

Responsável pelo projeto:  KÁTIA DE FREITAS ALVARENGA

http://lattes.cnpq.br/1347210433299192
https://orcid.org/0000-0002-7847-3225

 

  • SAÚDE AUDITIVA

 Descrição:

Estudar a função auditiva e os seus distúrbios, a fim de obter informações que auxiliem na prevenção, no processo diagnóstico e tratamento da deficiência auditiva. Neste sentido, as alterações auditivas decorrentes de exposição a níveis elevados de pressão sonora serão objetos de investigação, visando a prevenção e o tratamento. Propõe-se também estudar a deficiência auditiva no âmbito da Saúde Pública a fim de fornecer subsídios para as recomendações voltadas à saúde auditiva nas diversas faixas etárias. Adicionalmente, será estudada a alteração auditiva decorrente de exposição a níveis elevados de pressão sonora quanto a prevenção e tratamento. Além da audição, o projeto visa investigar os distúrbios do equilíbrio e os processos da reabilitação vestibular.

Docentes participantes: Kátia de Freitas Alvarenga, Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli, Orozimbo Alves Costa Filho

Responsável pelo projeto: LILIAN CÁSSIA BORNIA JACOB CORTELETTI

http://lattes.cnpq.br/9318718259671610
https://orcid.org/0000-0003-1947-7506

 

  • SISTEMA DE MICROFONE REMOTO (SMR): INTERFACE ENTRE A FONOAUDIOLOGIA E A EDUCAÇÃO

 Descrição:

As pesquisas científicas voltadas para a indicação de tecnologias assistivas, como os Sistemas de Microfone Remoto (SMR), utilizam protocolos que avaliam a acústica em ambiente educacional e os efeitos do ruído, reverberação e da distância na percepção da fala e no espaço de escuta. Este projeto tem como objetivo investigar e desenvolver protocolos (testes de percepção da fala no ruído, procedimentos eletroacústicos e questionários) que avaliem o impacto do uso do SMR em ambiente clínico, escolar e social. A efetividade do uso desta tecnologia de acessibilidade dependerá de uma rede de apoio composta não só por fonoaudiólogos, mas por gestores, escolas, professores e famílias dos indivíduos usuários do equipamento.

Docentes participantes: Adriane Lima Mortari Moret, Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli

Responsável pelo projeto: REGINA TANGERINO DE SOUZA JACOB

http://lattes.cnpq.br/3183029315983412
https://orcid.org/0000-0002-6375-1384