Esta linha de pesquisa tem como objetivo estimular projetos e congregar estudos sobre: a aquisição de linguagem, tanto do ponto de vista das teorias psicolinguísticas como do desenvolvimento infantil; a aquisição da escrita e as competências iniciais para adquiri-la; a normatização e validação de instrumentos de avaliação da comunicação não verbal, da linguagem oral e escrita, da fluência da fala e dos processos psicolinguísticos, sejam estes instrumentos internacionais ou criados pelo grupo de pesquisa; a caracterização das alterações da fluência, da linguagem oral e escrita nos diferentes ciclos da vida e a implicação destas na vida social, emocional e ocupacional de quem os apresenta, e ainda, a eficácia de programas de intervenção para uma comunicação funcional, para a estruturação da linguagem oral desde o nível fonológico até pragmático, da leitura, escrita e dos processos cognitivos envolvidos com a produção e compreensão da linguagem.
Considerando a abrangência da linha, ela possibilita a formação de pesquisadores fonoaudiólogos, psicólogos, médicos, pedagogos e todo e qualquer profissional que tenha interesse em desenvolver projetos relacionados à comunicação humana.
Conheça as docentes desta linha e seus projetos
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ASPECTOS LINGUÍSTICOS, GENÉTICOS E NEUROLÓGICOS NOS DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM
Descrição:
Caracterização dos distúrbios da linguagem quanto aos aspectos fonoaudiológicos, psicológicos, genéticos e neurológicos ou condições isoladas. Tal caracterização contribui para o desenvolvimento de novos procedimentos de prevenção, diagnóstico e reabilitação, bem como o estabelecimento interdisciplinar do prognóstico de indivíduos com distúrbio de linguagem.
Docentes participantes: Luciana Paula Maximino; Dagma Venturini Marques Abramides, Simone Rocha de Vasconcelos Hage
Responsável: DIONISIA APARECIDA CUSIN LAMONICA
http://lattes.cnpq.br/4318921660581255
https://orcid.org/0000-0002-9381-0680
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AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Descrição:
Um dos grandes desafios para os profissionais que trabalham com diagnóstico em linguagem é contar com instrumentos que possam de fato aferir as habilidades comunicativas, linguísticas, de leitura e de escrita com valores de referência e validação. Sem instrumentos confiáveis, com parâmetros de comparação, o fonoaudiólogo tem comprometida sua capacidade de raciocínio e análise sobre as manifestações observadas em seus pacientes. O objetivo deste projeto é construir, validar e normatizar instrumentos de avaliação de linguagem, e ainda, aplicá-los em diferentes populações com diagnóstico de distúrbios da linguagem e aprendizagem. Espera-se que esta linha de investigação proporcione ao fonoaudiólogo brasileiro, meios para investigar habilidades fonológicas, morfossintáticas, semânticas, pragmáticas, psicolinguísticas, de leitura e de escrita de crianças com queixa de linguagem e aprendizagem.
Docentes participantes: Luciana Paula Maximino, Patrícia Abreu Pinheiro Crenite, Dionísia Aparecida Cusin Lamonica
Responsável: SIMONE ROCHA DE VASCONCELOS HAGE
http://lattes.cnpq.br/0069092955500035
https://orcid.org/0000-0003-4790-6937
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AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NAS DIFICULDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Descrição:
O referido projeto visa englobar pesquisas que investigam, desenvolvem, aprimoram, ou verificam a eficácia de procedimentos avaliativos e de intervenção na área da linguagem infantil, fluência, linguagem escrita e suas alterações que envolvam o indivíduo, a família e o professor. Este projeto também realiza ações no contexto escolar, pois gera efeitos positivos na aprendizagem da leitura e escrita. Acredita-se ainda que esta abordagem pode fortalecer a importância da atuação do fonoaudiólogo escolar, auxiliar professores em suas práticas pedagógicas e atender as necessidades do nosso sistema educacional.
Docentes participantes: Luciana Paula Maximino, Simone Rocha de Vasconcelos Hage, Dionísia Aparecida Cusin Lamonica, Simone Aparecida Lopes Herrera
Responsável: PATRÍCIA ABREU PINHEIRO CRENITE
http://lattes.cnpq.br/7226855504336736
https://orcid.org/0000-0003-3117-4575
http://lattes.cnpq.br/1937961006585927
https://orcid.org/0000-0002-1892-0871
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LINGUAGEM E FALA EM PROCESSOS E DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO
Descrição:
A proposta desse projeto é investigar o desenvolvimento, o padrão típico e os distúrbios de linguagem e fala nos ciclos da vida, enfatizando a caracterização dos subsistemas linguísticos em diferentes condições etiológicas, sejam elas, de origem neurológica, genética ou ambiental. Esses estudos buscam contribuir na prevenção, na definição do diagnóstico e no direcionamento da intervenção apropriada em linguagem e fala.
Docentes participantes: Patrícia Abreu Pinheiro Crenite, Dionísia Aparecida Cusin Lamonica, Simone Rocha de Vasconcelos Hage, Dagma Venturini Marques Abramides, Jeniffer de Cassia Rillo Dutka
Responsável: LUCIANA PAULA MAXIMINO
http://lattes.cnpq.br/3897217685611172
https://orcid.org/0000-0003-3949-4426