Linha: Processos e Distúrbios da Voz, Fala e das Funções Orofaciais

Descrição:

Esta linha de pesquisa concentra estudos sobre o desenvolvimento da voz, da fala e das funções de respiração, de mastigação, de deglutição e velofaríngea, além de estudos sobre avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios relacionados a estas funções. Para o desenvolvimento das pesquisas, são utilizados métodos clínicos e instrumentais, com uso dos equipamentos pertencentes aos laboratórios de voz, de motricidade orofacial, de otorrinolaringologia e de disfunção velofaríngea. Há intensa integração entre as diversas áreas de estudo da própria linha de pesquisa, destas áreas com outras áreas da Fonoaudiologia e com áreas de ciências afins, como odontologia, medicina, psicologia, nutrição, fisioterapia, dentre outros, o que gera conhecimentos aplicáveis em diversas esferas. O conhecimento gerado por estes estudos tem proporcionado melhor qualidade de vida à comunidade por meio de novos direcionamentos de tratamentos e pelo desenvolvimento de políticas públicas.

   

Conheça as docentes desta linha e seus projetos

 

 AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM VOZ, FALA E FUNÇÕES OROFACIAIS

 Descrição:

A proposta desse projeto é estudar o desenvolvimento, o padrão de normalidade e os distúrbios da voz e das funções de respiração, mastigação, deglutição e fala, por meio de métodos clínicos e instrumentais, a fim de auxiliar na prevenção, na definição do diagnóstico e no direcionamento da intervenção apropriada, bem como na comprovação da eficácia do tratamento para cada tipo de distúrbio, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.

Docentes participantes: Alcione Ghedini Brasolotto, Dagma Venturini Marques Abramides, Giedre Berretin

Responsável: KELLY CRISTINA ALVES SILVERIO

http://lattes.cnpq.br/4577572952735941
https://orcid.org/0000-0002-0775-9381

  • FUNÇÕES OROFACIAIS E VOZ EM CASOS ODONTOLÓGICOS E ONCOLÓGICOS

 Descrição:

Este projeto tem por objetivo estudar as funções orofaciais e a voz na população odontológica, nos diferentes ciclos da vida, como também, em indivíduos submetidos ao tratamento antineoplásico. A partir da caracterização dos sistemas estomatogmático e fonatório, por meio de exames clínicos e instrumentais, em distintas condições e fases do tratamento odontológico, espera-se compreender os ajustes funcionais realizados pelos pacientes para o desempenho das funções de voz, fala, respiração, mastigação e deglutição, nos diferentes ciclos da vida. Adicionalmente, espera-se compreender aspectos fisiológicos relacionados à comunicação oral e alimentação em pacientes após o tratamento de cabeça e pescoço, além de investigar diferentes propostas de reabilitação, numa abordagem interdisciplinar. Tais informações possibilitarão propor ações de prevenção, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico apropriado aos casos atendidos em distintas especialidades odontológicas e em oncologia na área de cabeça e pescoço.

Docentes participantes: Alcione Ghedini Brasolotto

Responsável: GIEDRE BERRETIN

http://lattes.cnpq.br/2975779418096613
http://orcid.org/0000-0002-8614-2805

  • VOZ, FALA E DEGLUTIÇÃO NO ENVELHECIMENTO E NO ACOMETIMENTO NEUROLÓGICO

 Descrição:

A fisiologia da voz, fala e funções orofaciais em idosos apresenta diferenças em relação a esse mesmo aspecto em jovens e adultos, sendo que disfunções neurológicas podem afetar os mecanismos responsáveis pela fala, voz e deglutição, as chamadas disartrofonias e disfagias neurogênicas. Pretende-se estudar as funções de respiração, deglutição, fala e voz em idosos saudáveis e indivíduos acometidos por doenças neurológicas, bem como o impacto de tais condições na qualidade de vida dessa população. Adicionalmente pretende-se verificar o efeito de diferentes modalidades de tratamento voltadas aos distúrbios da voz, deglutição e fala nessa população.

Docentes participantes: Giedre Berretin, Kelly Cristina Alves Silverio

Responsável: ALCIONE GHEDINI BRASOLOTTO

http://lattes.cnpq.br/8813496611975103
https://orcid.org/0000-0001-8685-6376

 

  • AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO NAS FISSURAS LABIOPALATAIS

Descrição:

Este projeto visa investigar as melhores técnicas de prevenção, de avaliação e de tratamento dos distúrbios da comunicação, especialmente os de fala (ressonância, voz e articulação) decorrentes da fissura labiopalatina e dos diferentes tipos de disfunção velofaríngea. A melhora da fala nestes casos sofre a interferência de diversos fatores, que não só os relacionados à disfunção velofaríngea, às alterações de linguagem e da audição, mas também aqueles relacionados ao crescimento facial e dos arcos dentários. Portanto, a integração de fonoaudiólogos com profissionais de outras áreas (médica, odontológica, psicológica, etc) é de fundamental importância neste projeto.

Docentes participantes: Jeniffer de Cassia Rillo Dutka

Responsável: MARIA INÊS PEGORARO KROOK

http://lattes.cnpq.br/4655089739518248
https://orcid.org/0000-0001-5391-8753