Fonoaudiologia

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia – Área de Concentração Processos e Distúrbios da Comunicação é desenvolver atividades didáticas e de pesquisas centradas na comunicação e nas funções orofaciais, objetos de estudo da Fonoaudiologia, e em sua inter-relação com outras ciências, a fim de contribuir para a evolução desse campo do saber. O curso é voltado ao estudo dos processos e distúrbios da comunicação humana de forma abrangente, a fim de formar o docente/pesquisador com alto nível de competência acadêmica para o ensino superior e para a produção e disseminação de conhecimentos e práticas clínicas avançadas, respeitando o rigor científico e ético.

O programa possui projetos dentro de sua área de concentração, que refletem os aspectos de promoção de saúde, de prevenção, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios relacionados à comunicação e funções orofaciais, bem como a utilização das tecnologias de informação e comunicação nessas áreas, subsidiando ações de políticas públicas. Para tanto, o Programa conta com uma infraestrutura de laboratórios de pesquisa equipados por meio de auxílios à pesquisa obtidos pelos docentes, além de convênios técnico-científicos que possibilitam a ampla formação científica dos alunos e a produção técnica e bibliográfica dos docentes e alunos.

Perfil do Egresso
O perfil do egresso do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da FOB-USP caracteriza-se pelo profissional crítico, com autonomia, discernimento e liderança para atuar em diversos segmentos da grande área da saúde, em equipes interdisciplinares nos seus respectivos contextos de trabalho, a fim de desenvolver ações de ensino e pesquisa no âmbito da prevenção, da identificação, do diagnóstico e da intervenção dos distúrbios da comunicação humana e funções orofaciais. Propõe-se a formação de um profissional com espírito investigativo, inovador e com autonomia, compatível com a necessidade de educação permanente, na qual o profissional é o sujeito do processo ensino-aprendizagem, com reflexo direto na sua atuação prática em instituições de educação e saúde e suas diferentes interfaces, nas esferas pública e privada.
Especificamente no Curso de Mestrado o egresso deve demonstrar domínio e competência para atuar como docente em Instituições de Ensino Público ou Privado. Adicionalmente, no Curso de Doutorado o egresso deve ser um pesquisador capaz de planejar, realizar, coordenar e orientar projetos de pesquisa, assumindo papel de liderança em Instituições e Grupos de Pesquisa.

Área de concentração: Processos e Distúrbios da Comunicação

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